Vitamina C e Seus Benefícios Para a Saúde da Pele | The Creams

A vitamina C é um dos nutrientes mais conhecidos no mundo, ainda mais se levarmos em conta os benefícios para a saúde. Popularmente conhecido por prevenir e tratar gripes e resfriados, o composto também desempenha outras funções importantes no organismo humano.

Podemos citar os benefícios desse poderoso oxidante para a saúde da pele. A vitamina C para o rosto vai agir contra os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento da pele. Ou seja, deixa a pele mais viçosa, bonita e com aparência saudável.

Seja em forma de hidratante, sabonete ou sérum, a vitamina C é um importante aliado que tem sido cada vez mais utilizado na indústria de dermocosméticos.

Por isso, o blog The Creams traz mais este artigo completo sobre a vitamina C. Saiba todos os benefícios e formas de usar esse nutriente conferindo nosso guia completo sobre o assunto.

Tudo sobre Vitamina C: O que é? Como usar? Quais os benefícios para a pele?

A vitamina C é um nutriente solúvel em água e tem como nome técnico ácido ascórbico. Presente em alguns alimentos, o composto é fundamental para o bom funcionamento do organismo, e atua diretamente na resposta do corpo como defensor de doenças, ou seja, promovendo a cura e recuperação da saúde.

Não é sintetizada pelo corpo humano, ou seja, a vitamina só pode ser obtida através da ingestão de alimentos e suplementos contendo este composto. A sua média de consumo deve ser:

  1. Para adultos: consumo diário de 45mg;
  2. Para gestantes: consumo diário de 60mg;
  3. Para crianças em fase de crescimento: consumo diário de 100mg.

E para consumir a quantidade correta desta vitamina, veja os alimentos que contém a vitamina C:

  • Brócolis 
  • Couve 
  • Pimentão amarelo 
  • Caju 
  • Goiaba 
  • Mamão
  • Manga 
  • Acerola
  • Kiwi
  • Laranja
  • Limão
  • Morango
  • Abacaxi
  • Tangerina 

Benefícios da vitamina C para o corpo

1. Aumenta a imunidade

A ingestão de vitamina C faz com que aumente a produção de leucócitos, mais conhecidos como glóbulos brancos.

Com isso, esses glóbulos vão atuar na defesa do organismo contra agentes externos e estranhos ao corpo, podemos citar os vírus e bactérias. Não para por aí! Há também o aumento de anticorpos, protegendo o organismo contra possíveis resfriados e gripes.

2. Previne contra a anemia

A falta de ferro no organismo causa anemia. Alimentos ricos em ferro, como brócolis, feijão, couve e beterraba, são indicados, mas não suficientes. É aí que entra a vitamina C. Isso porque o nutriente vai facilitar a absorção de ferro de origem vegetal. 

3. Deixa os ossos mais fortes

A vitamina C ajuda também na produção de colágeno. Ou seja, vai proporcionar mais resistência aos ossos, tendões e vasos sanguíneos. Então, além de consumir alimentos com cálcio, não deixe de ingerir vitamina C também.

4. Previne doenças de visão

Os olhos também são beneficiados com o consumo regular de vitamina C. O nutriente ajuda na prevenção de problemas de visão que podem surgir com a idade como a degeneração da retina e a catarata.

5. Ajuda na saúde capilar

O cabelo é outra parte do corpo que também recebe vantagens se consumida a vitamina C diariamente. Esse componente é um forte aliado para deixar as madeixas saudáveis e fortes.

Além disso, ajuda a prevenir a queda de cabelo, pois é capaz de acelerar a absorção de ferro, sendo este responsável pela manutenção da estrutura capilar. Assim como a pele, nos cabelos, a vitamina também proporciona brilho e maciez, já que colabora para o fechamento das cutículas.

6. Faz bem para a pele

Chegamos num ponto importante. Cada vez mais utilizado na indústria cosmética, a vitamina C traz tantos benefícios para a pele que reservamos um tópico especialmente sobre as vantagens de inserir esse nutriente na rotina de skincare. 

Benefícios da vitamina C para a pele

1. Previne contra o envelhecimento precoce

Manter os níveis de vitamina C no organismo vai neutralizar a ação dos radicais livres, principais responsáveis pelo envelhecimento da pele. Isso porque o nutriente é um poderoso antioxidante e consegue anular a ação dos radicais livres.

2. Ameniza manchas e uniformiza o tom da pele

A radiação solar é o que causa as manchas na pele quando o indivíduo não usa fotoproteção. Isso, com o tempo, vai se formando grandes marcas no rosto com um tom mais escuro, conhecido como melasma. A vitamina C ajuda a clarear as manchas e também uniformizar o tom da pele, tratando esse problema.

3. Trata rugas e linhas de expressão

Além de prevenir contra o envelhecimento precoce, a vitamina C também estimula a produção de colágeno, sendo este quem garante a sustentação e elasticidade da pele.

Então, consumir regularmente esse ingrediente, garantirá mais colágeno, consequentemente, vai reduzir as rugas e linhas de expressão, sinais que aparecem com o envelhecimento.

4. Dá brilho e viçosidade

Uma pele saudável precisa ser iluminada para dar aquela valorizada na saúde e beleza. Diariamente, nossa pele é agredida pela exposição aos fatores externos como clima, ar, raios UV, poluição etc.

Então, graças à sua ação antioxidante, o colágeno produzido pela ação da vitamina C vai combater a ação dos radicais livres e, ao mesmo tempo, beneficiar a luminosidade da pele, dando a ela mais vigor, deixando-a bonita e com aparência saudável.

Qual a melhor vitamina C indicada para pele?

Apesar de ser muito bom consumir vitamina C através de alimentos, existem também suplementos de vitamina C 1000mg, que são cápsulas para serem tomadas duas vezes ao dia.

Além disso, usar dermocosméticos com esse componente em sua formulação é outro aliado importante na saúde da pele. Isso porque a concentração de Vitamina C que encontramos em dermocosméticos é ainda mais eficaz.

Portanto, invista em produtos com vitamina C na sua rotina de cuidados com a pele, seja em forma de comprimidos ou por meio de uso de produtos dermocosméticos.

Sabonetes, hidratantes, tônicos, séruns e protetor solar são alguns exemplos de dermocosméticos que podem conter vitamina C como seu ingrediente.

Antes de escolher o seu, consulte um médico dermatologista para te recomendar o mais adequado, tendo em vista que outros componentes podem causar irritação e alergia.

Além disso, cada produto deve corresponder a um tipo de pele, para não acabar acentuando outro problema, como a oleosidade, por exemplo.