5 Dicas e Hábitos Para Tratar e Acabar com o Pé Ressecado – Guia Completo | The Creams

Mais do que um problema estético, o pé ressecado é um incômodo que afeta a saúde. Com o tempo, caso não seja tratado, podem surgir fissuras e rachaduras que atingem as camadas mais profundas da pele, causando dor e até mesmo sangramento.

Por isso, uma das alternativas mais buscadas pelas pessoas é usar um creme para o pé ressecado, para evitar que o incômodo se agrave. Então, o blog The Creams traz este artigo muito importante e completo sobre o assunto.

Saiba o que é bom para pé ressecado, e tire todas as suas dúvidas sobre o tema. Além disso, se você sofre com esse problema, vamos dar dicas de como evitar que o ressecamento apareça, bem como formas de tratar esse incômodo. Continue a leitura!

Tudo sobre Pé Ressecado: O que Causa? Como prevenir? Como tratar?

Os pés ressecados podem surgir por meio de diversos fatores externos, como temperatura do ambiente, baixa umidade do ar, entre outros. Porém, hábitos nosso do dia a dia também influenciam nessa condição.

A seguir, vamos listar os principais responsáveis pelo ressecamento da pele dos pés, e o que pode contribuir para o surgimento de lesões e rachaduras nesses locais.

1. Não cuidar da pele dos pés

A pele produz de forma natural oleosidade. Isso garante a maciez e proteção. Contudo, essa produção varia muito de acordo com a hidratação do organismo.

Desta forma, se o corpo está desidratado, existe uma tendência maior para o ressecamento dos pés. Há também os fatores de superexposição, do contato com impurezas e da baixa produção de suor e sebo, o que reduz consideravelmente a umidade natural e provoca aspereza.

2. Andar descalço

Quando se anda descalço, os pés ficam desprotegidos e expostos às impurezas como poeira, poluição etc. Isso faz com que a pele deixe de ter umidade natural e acaba ressecando.

Mas, isso não ocorre somente quando se deixa de usar um sapato. Modelos de calçados abertos, por exemplo, quando usados com frequência também fazem com que os pés absorvam todo o impacto do caminhar e ocasiona fissuras e rachaduras nos calcanhares e pés.

3. Não tratar algumas doenças

Condições de saúde como diabetes e hipotireoidismo também podem causar o ressecamento da pele. No caso da diabetes, a pele tende a ficar ressecada devido às lesões nos nervos que controlam a produção de sebo e suor. Isso faz com que haja o aumento da micção, que leva à desidratação orgânica.

Já no caso do hipotireoidismo, o ressecamento ocorre por conta da baixa produção de suor nos pés, tendo em vista que a tireóide regula as glândulas sudoríparas deles. 

4. Exagerar na hora de lixar os pés

Quando se lixa os pés está, na verdade, fazendo uma esfoliação deles. Então, as células mortas são retiradas e a técnica ajuda na renovação celular, já que elimina a camada mais grossa da pele e as impurezas nelas.

Entretanto, quando ultrapassa o limite recomendado – fazer isso a cada 15 dias – o efeito é o oposto: o organismo entende que os pés estão desprotegidos e forma outra camada ainda mais grossa. 

5. Envelhecimento

O organismo também envelhece e promove diversas mudanças com o passar do tempo. A pele se torna mais fina e frágil e, por isso, mais suscetível a rachaduras e fissuras.

A oleosidade natural dos pés é reduzida conforme a idade avança ainda mais. Por isso, pessoas com mais idade devem cuidar ainda mais da saúde da pele e dar uma atenção especial para essa parte do corpo.

Como prevenir?

Agora que você já sabe o que causa o ressecamento dos pés, que tal aprender formas de prevenir esse problema? Então, confira as dicas que damos a seguir.

1. Esfolie os pés

Esfoliar após utilizar a técnica de escalda-pés é uma das mais tradicionais formas de dar uma hidratação nos pés ressecados. Use um produto como sabonete específico para esse fim e deixe os pés de molho por 10 minutos em água morna ou fria.

2. Hidrate os pés e mantenha uma rotina

Inserir na rotina de beleza cuidados com os pés é, sem dúvida alguma, um método eficaz de prevenção. Para isso, escolha um creme hidratante para os pés com alto teor de hidratação. Utilize-o após os banhos noturnos e proteja, em seguida, usando meias de algodão.

3. Não ande descalço e escolhe bem o sapato

Como andar descalço é um dos fatores preponderantes para rachaduras no calcanhar e pés, então, opte por calçados fechados confortáveis e com palmilha ou protetores. 

4. Não tome banho quente

O banho quente retira a camada de óleo natural da pele, deixando o aspecto dela seca e sensível. Por isso, escolha uma temperatura de morna a fria na hora de seus banhos diários.

5. Capriche na escolha dos produtos

Ter um aliado eficiente na hora da hidratação é imprescindível para evitar o aparecimento das fissuras ou rachaduras na pele ressecada. Por isso, escolha um produto de qualidade no ritual de beleza. Vamos te indicar um que é a sensação do momento.

Pé ressecado e rachaduras? Nunca mais! Conheça o Pezinho Cream

Novidade quentinha para vocês! Acabou de chegar no mercado, o mais novo creme hidratante da linha The Creams, e desta vez, formulado especialmente para os pés: o Pezinho Cream. Agora, sem mais desculpas para deixar os pés de fora na hora de cuidar do corpo, hein?!

O Pezinho Cream é um poderoso hidratante natural que além de hidratar profundamente a pele, vai reparar as barreiras cutâneas, além de ter ação desodorante e controle hídrico da pele.

Sua fórmula é vegana, e livre de parabenos, petrolatos, corantes e ingredientes de origem animal. O creme é composto pelos ingredientes principais:

  • Ureia;
  • Óleo de semente de uva;
  • Manteiga de karité;
  • Pantenol;
  • Hebeatol.

São eles, atuando em conjunto, que vão garantir a hidratação, proteção e o equilíbrio hídrico da pele dos pés.

A textura do creme não é oleosa, e é muito fácil espalhar nas áreas pretendidas, tendo assim uma espalhabilidade eficaz, o que garante um alto rendimento do produto, que já vai atuar logo nas primeiras aplicações.

Experimente o novo Pezinho Cream, o creme hidratante indicado para os pés ressecados, ásperos ou rachados e surpreenda-se com os resultados imediatos!