Você, certamente, já ouviu falar sobre isso, mas ficou se questionando: o que é rosácea? Bem, a rosácea é uma doença inflamatória crônica da pele.
Ela afeta, principalmente, a região central facial (centro da face). Esse problema pode afetar a autoestima de muitas pessoas já que seus sintomas podem piorar ao longo do tempo e ser permanentes.
Ela manifesta-se, comumente, como eritema – a incômoda vermelhidão – edema (inchaço) e também como telangiectasias que são pequenos vasos dilatados à superfície da pele. Também pode afetar a região do nariz, deixando-o volumoso e até mesmo deformado.
A rosácea no rosto pode ser agravada por fatores como calor, frio, exercício físico, luz solar, álcool, estresse ou alterações hormonais. É mais comum surgir em mulheres, sobretudo daquelas que possuem a pele clara e que tenham mais de 30 anos.
O blog do The Creams trouxe este artigo completo que vai te deixar inteirada de tudo sobre essa doença que é a rosácea. Leia nosso texto a seguir e tire suas dúvidas sobre o assunto.
O que é Rosácea? O que causa? Como tratar? Sintomas, dicas e cuidados
Como já foi dito anteriormente, a rosácea é uma doença inflamatória crônica que é caracterizada pela formação e inflamação de pequenos vasos na pele. Por muitas vezes, erroneamente, é confundida com a acne rosácea, mas essa doença não possui nenhuma ligação.
Tem como característica principal a vermelhidão no centro do rosto e pode se manifestar mais gravemente em regiões como nariz e bochechas expandindo-se até o queixo e testa. A pele também pode ser mais seca e ter uma maior sensibilidade. Alguns casos podem ainda surgir bolhas.
O que causa?
A causa da rosácea ainda é desconhecida. Há várias hipóteses estudadas que apontam que pode ser uma combinação de fatores genéticos e externos. Desta forma, uma série de fatores podem agravar o quadro, tais como:
- Alimentos quentes ou bebidas;
- Alimentos picantes;
- Álcool;
- Exercícios físicos;
- Exposição ao sol;
- Estresse;
- Banhos quentes;
- Calor ou frio excessivos;
- Alterações hormonais.
Tipos de rosácea
A rosácea possui cinco subtipos que variam os sintomas conforme ela se manifesta.
- Eritemato telangiectasia: aqui, a pele fica avermelhada ou rosada e diminutos vasos que ficam evidentes. Neste caso, os sintomas são agravados por fatores como álcool, sol, estresse, calor e exercícios físicos. A pele fica sensível e com a sensação de estar queimando ou pinicando;
- Rosácea papulopustulosa: a pele avermelhada, neste tipo, ganha lesões que se assemelham a espinhas. Esse tipo é mais comum em homens e com períodos alternados de piora e melhora;
- Rosácea fimatosa: é o subtipo menos frequente, sendo um estágio final da doença. A pele fica espessada, avermelhada e endurecida. Ocorre o aumento de infiltração de áreas como as glândulas sebáceas do nariz;
- Rosácea ocular: como o nome já sugere, esse tipo atinge a região dos olhos. É considerado o tipo mais grave porque pode evoluir para a perda de visão. Geralmente, é identificado em uma consulta ao oftalmologista. Aqui, ocorre vermelhidão e descamação na área dos cílios;
- Granulomatosa: neste caso, a rosácea pode acarretar no surgimento de pequenos nódulos acastanhados na face, sendo essa a principal característica.
Sintomas
Os sintomas surgem de acordo com as fases, sendo quatro no total:
- Fase pré-rosácea: a pele das bochechas e do nariz ficam mais avermelhadas por períodos mais longos que o normal e pode pinicar;
- Fase vascular: a pele fica nitidamente vermelha podendo aparecer pequenos vasos sanguíneos no nariz e bochechas que podem inchar e ficar visíveis próximos à superfície;
- Fase inflamatória: lesões ou espinhas podem surgir que se assemelham à acne, às vezes, com um pouco de pus;
- Fase tardia: em muitos casos, a rosácea deixa o nariz mais alargado, fazendo com que ele tenha um aspecto grosseiro. Isso ocorre ao redor do nariz e o deixa vermelho e bulboso.
Tratamento
O tratamento inicial da rosácea é a prevenção para não desencadear a piora da doença, ou seja, ele é voltado para o controle dos sintomas, pois não há cura para a rosácea. O mais indicado é:
- Para a rosácea inflamatória, o recomendado é utilizar antibióticos via oral ou aplicados na pele. Ácido azelaico também aplicado sobre a pele;
- Para tratar o rubor, brimonidina em gel ou oximetazolina em creme;
- Para telangiectasia o indicado são lasers e eletrocauterização;
- Para rinofima (nariz grosso), dermabrasão ou ainda a retirada do excesso do tecido.
Caso opte por tratamentos em casa, temos aqui algumas dicas importantes para diminuir as crises dos sintomas da rosácea.
- Optar por usar sabonetes suaves e neutros – para evitar a reação da pele sensível devido à doença;
- Hidratar a pele ajudando a deixá-la mais resistente e íntegra a reações causadas por fatores externos;
- Usar protetor solar, sendo esse item obrigatório já que a radiação ultravioleta é uma das responsáveis para a piora da rosácea;
- Evite o uso de produtos que podem ser desnecessários. Escolha produtos cosméticos para peles sensíveis;
- Alimentação saudável é importante e o ideal é evitar aqueles que contêm gatilhos para desencadear a piora da doença.
Remédios caseiros para rosácea
Embora não haja cura, os sintomas da rosácea podem ser controlados por medicamentos, cremes e remédios caseiros, sendo este último um ótimo aliado ao tratamento médico indicado. Ingredientes como aloe vera e água de rosas são conhecidos por suas propriedades medicinais.
O Aloe Vera possui ação antioxidante, cicatrizante e hidratante. A água de rosas possui propriedades antissépticas.
Aloe Vera
Ingredientes
- 1 folha de Aloe Vera
- Recipiente para depositar a seiva
Modo de preparo
Corte a folha de aloe vera e deixe escorrer a resina amarela da planta. Com uma faca, retire a casca verde e deixe apenas o conteúdo de seu interior. Coloque no recipiente a seiva retirada e aplique sobre a lesão da pele com o rosto já lavado.
Água de rosas
Ingredientes
- Pétalas de 1 rosa e meia
- 1 litro de água
Modo de preparo
Ferva as pétalas junto do litro de água. Deixe esfriar, coe e reserve na geladeira em um frasco de vidro bem tampado. Aplique a mistura no rosto duas vezes ao dia, de manhã e à noite. Pode usar também quando tiver crises de rosácea.
Leave a Comment