5 Hábitos Diários Para Tratar Manchas na Pele | The Creams

Manchas na pele podem surgir por diversos motivos. Elas podem indicar problemas de saúde dependendo da sua cor. Manchas vermelhas na pele, por exemplo, são as lesões dermatológicas mais comuns. Elas podem indicar diversas doenças como dermatite ou psoríase. Manchas marrons podem indicar melasma, sarda ou melanose.

Independentemente da cor da mancha, ela causa um enorme desconforto, principalmente, em mulheres. Por isso, muitas se questionam sobre as causas desse problema e, principalmente, sobre como dar um fim a esse incômodo.

 Então, o blog The Creams traz mais informações a respeito delas, assim como as formas de tratamento e prevenção. Além disso, vamos te mostrar hábitos imprescindíveis para amenizar esse problema. Quer tratar as manchas e não sabe como? Não deixe de conferir esse texto na íntegra!

Tudo sobre manchas na pele: O que é, quais são as causas e tratamento

Manchas na pele são alterações da cor habitual da pele. Elas podem se apresentar de diversas cores e, cada uma delas, indicam um problema diferente de saúde. Elas surgem, em sua maioria, devido a processos inflamatórios e fatores diversos podem influenciar o seu surgimento.

O que causa as manchas na pele?

Fatores diversos causam as manchas como, por exemplo, exposição solar, medicamentos e infecções. Sendo assim, listamos os principais problemas que ocasionam o surgimento de manchas e as cores que elas costumam ter.

Cores das manchas na pele e os principais problemas relacionados

  • Manchas vermelhas: podem indicar dermatite atópica, psoríase, pitiríase rósea de Gilbert, alergia, urticária causada por medicamentos, contato com alguma substância, estrias recentes (região do bumbum);
  • Manchas roxas: extravasamento de sangue na pele em decorrência de pancadas, alteração das plaquetas ou da capacidade de coagulação do sangue;
  • Manchas brancas: vitiligo, hanseníase, pitiríase alba, micose (se for nos pés), leucodermia solar ou sardas brancas e ainda estrias (região do bumbum);
  • Manchas pretas: câncer de pele/melanoma, queratose seborreica escuras, nevo, ou nevo congênito;
  • Manchas marrons: sardas, acne, melasma, fitofotodermatose, e melanose;
  • Manchas amarelas: pitiríase versicolor.

Qual dessas manchas é preocupante?

As manchas pretas e algumas marrons são as que mais podem sugerir algum tipo de doença de pele. Isso porque as pretas podem indicar melanoma que é um tipo de câncer de pele frequente.

Então, se você tem uma pinta ou mancha que muda de cor, tamanho e formato, procure imediatamente um dermatologista.

5 hábitos para tratar mancha na pele

Hábitos simples podem fazer com que sua pele fique livre de manchas ou tratá-las para amenizar a aparência delas. Vamos indicar, a seguir, hábitos a serem adotados para cuidar dessas manchas.

1. Usar protetor solar todos os dias

O protetor solar é crucial para manter a saúde da sua pele. O dermocosmético ajuda a barrar a entrada dos raios UVA e UVB do sol nas partes expostas do seu corpo, prevenindo o câncer de pele.

Além disso, evita o envelhecimento precoce da pele e o aparecimento das linhas de expressão. Recomenda-se que o protetor solar tenha FPS com no mínimo 30.

2. Não mexer em cravos e espinhas 

Espremer cravos e espinhas causam inflamações, e isso resulta em manchas com maior facilidade. Por isso, a acne deve ser tratada com produtos específicos indicados pelo dermatologista.

3. Hidratar a pele

Quando a pele está hidratada, ela é menos suscetível a agressões de fatores externos como raios do sol, poluição e oscilação de temperatura.

Por isso, aplique um hidratante adequado ao seu tipo de pele (se precisar, conte com a ajuda do/a dermatologista para essa escolha). Outra dica importante é evitar banhos quentes, que retiram a camada protetora da pele.

4. Utilizar cremes com os princípios ativos 

Além do protetor solar e hidratante, os cremes de tratamento são excelentes aliados na manutenção da pele sem manchas.

Cada um desses produtos devem ter princípios ativos que você deve procurar nos rótulos como ácidos retinoico, glicólico, ascórbico, azelaico, kójico e ferúlico, a vitamina C, a hidroquinona e o resveratrol. 

5. Inserir na dieta alimentos ricos em carotenóides 

Carotenóides auxiliam substâncias derivadas da vitamina A e possuem aparência alaranjada, avermelhada e amarelada. Como não são produzidos pelo organismo, a ingestão de alimentos com essa substância traz diversos benefícios para a saúde do organismo, inclusive, da pele.

Na pele, esse ativo atua como um poderoso fotoprotetor, auxiliando na proteção da pele contra os danos do raio ultravioleta. Além disso, ajuda na hidratação da pele, combate as rugas e aumenta a elasticidade da pele.

Tratamentos para manchas na pele

O tratamento das manchas na pele vai depender da sua causa. Caso ela seja decorrente de alteração hormonal, proteção com fator de proteção máximo e uso de cremes com ativos como Vitanol A, ou ácidos como Klassis, ou o Adapaleno, por exemplo, já ajudam no problema.

Se for devido à exposição ao sol, esfoliação de 2 em 2 semanas, ou o uso de cremes clareadores também podem ser ótimas opções. Contudo, tratamentos estéticos como laser, luz pulsada e peeling, também trazem ótimos resultados.

Cicatrizes de espinhas também causam manchas, neste caso, o ideal é passar óleo de rosa mosqueta 2 a 3 vezes por dia sobre a cicatriz e evitar a exposição ao sol.

A fitodermatite pode ser tratada com o uso de creme com hidroquinona, passada sobre as manchas de 3 a 4 vezes por dia.

Tratando-se de vitiligo, o indicado é consultar o dermatologista para iniciar o tratamento adequado de acordo com cada caso.

Conheça a linha The Creams: cuide de você da melhor forma

Já que estamos falando sobre tratamento de manchas, precisamos te apresentar a linha The Creams. Essa linha de produtos cosméticos que vai tratar o corpo todo, devolvendo a sua autoestima.

Um desses produtos é o Bumbum Cream que trata as estrias, que são manchas de cicatrizes formadas devido a um rompimento do colágeno na superfície da pele. Além de amenizar o aspecto delas, o creme hidratante também vai ajudar no combate das celulites e da foliculite.

A linha ainda conta com os produtos:

  • Esfrega Bumbum: esfoliante que trata as celulites, estrias e flacidez;
  • Barriguinha Cream: creme redutor de medidas e firmador;
  • Boobs Cream: creme firmador de seios;
  • Protetor Labial Boquinha Cream: hidratante que aumenta os lábios.