Hidratante ou Protetor Solar: Como Usar? Qual Aplicar Primeiro na Pele? Guia Completo | The Creams

Devido a diversos fatores, a nossa pele acaba ficando prejudicada com o passar do tempo, por isso, devemos nos atentar à proteção dela.

Usar um bom protetor solar vai garantir que os efeitos do sol não danifiquem tendo em vista que os raios ultravioletas são os principais responsáveis pelo envelhecimento da pele.

A hidratação da pele pode ser feita ao mesmo tempo em que você a protege. Isso porque existem diversos produtos que contém em sua fórmula ativos hidratantes que vão cuidar e hidratar com as aplicações.

Por isso, o blog The Creams traz este artigo incrível que vai esclarecer todas as suas dúvidas sobre a maneira correta de usar os produtos e esclarecer a principal dúvida de muitos: devo usar hidratante ou protetor solar primeiro? Quer saber a resposta? Confira o texto na íntegra.

Hidratante ou Protetor Solar: Qual é o melhor para a pele? Qual a maneira correta de usá-los?

Não existe produto melhor ou pior quando comparamos o hidratante ao protetor solar. Isso porque ambos são importantes para a saúde e beleza da pele e um complementa o outro.

Quando o assunto é rotina de cuidados, é primordial seguir a sequência correta do preparo para a pele no dia a dia. Desta forma, vamos te mostrar os benefícios de cada um produto e depois como usá-los corretamente.

Hidratação

A hidratação é um passo importante na rotina de skincare. Boa parte dos hidratantes vendidos no mercado possui antioxidantes, isso faz com que aumente a proteção contra as substâncias que estão expostas no ambiente, poluição e luz solar, por exemplo, e acabam produzindo radicais livres.

Além disso, cremes hidratantes com FPS (Fator de Proteção Solar) acima de 30 vão te dar uma boa proteção eficaz da pele. Alguns possuem até mesmo efeitos contra raios UVA, dando mais poder ao protetor solar.

A hidratação vai repor a água da pele perdida por evaporação e pode ser feita tanto pela ingestão de líquidos quanto pelo uso de hidratantes.

Sendo assim, certifique-se de usar apenas produtos específicos para cada tipo de pele. Quando a pele está devidamente hidratada, ela vai ter um aspecto saudável, bonito e firme.

Já quando não está hidratada o suficiente, ela fica áspera, opaca e sem vida. Além disso, podem surgir áreas com descamação, além de rugas e linhas de expressão.

Por isso, deve-se hidratar a pele diariamente para impedir a descamação e fugir da pele ressecada. Desta forma, além de consumir água regularmente, use hidratante bom e adequado para o seu tipo de pele.

Protetor solar

O protetor solar, como o nome já denuncia, é um produto que deve ser usado diariamente, até mesmo nos dias nublados, pois tanto assim como a luz do Sol, as luzes artificiais como lâmpadas e computadores, emitem radiações que podem causar manchas, envelhecimento precoce e até mesmo câncer de pele.

Este produto dermocosmético previne o envelhecimento, tendo em vista que caso não use protetor, sua pele poderá sofrer com a ação dos raios solares que vão danificar as fibras de colágeno, causando manchas e envelhecimento precoce.

Além disso, mantém a pele sem manchas, uniformiza a pele, controla a oleosidade, suaviza e corrige as imperfeições. O protetor solar existe de diversas formas no mercado, para atender os mais diversos públicos. Ele pode ter cor, ser em forma de spray, gel ou ter ainda toque seco.

Tipos de protetor solar

  • Cremoso: é a versão mais comum. É o mais difícil de desaparecer na pele devido à cor branca;
  • Com cor: versátil, pois pode ser usado para uniformizar-lá como um item de maquiagem, além é claro, de sua alta proteção;
  • Líquido: costuma desaparecer na pele por conta da textura aquosa. Feita à base de água e evita o aumento de óleo na face, já que é mais sequinha;
  • Em pó: Essa versão é muito recomendada para retocar o produto ao longo do dia. Geralmente, tem cor e é perfeito para manter a proteção sem danificar a maquiagem;
  • Em bastão: A forma de dermocosmético possui cor e é indicado para usar no rosto. Existem outros tipos desse protetor solar que são feitos especialmente para a proteção dos lábios, deixando-os hidratados;
  • Spray: Muito fácil de espalhar, o indicado é que o uso deste produto seja feito no corpo, graças à textura oleosa. Outra vantagem são as versões próprias para a proteção dos cabelos nos dias mais quentes do verão.

Pode misturar hidratante e protetor solar?

Não existe nenhuma substância presente nos cremes hidrantes e nos filtros solares que não possam ser combinados. Então, esses dois produtos podem ser utilizados em combinação, mas precisam ser aplicados com um intervalo mínimo de tempo.

Qual a forma correta de usar? Qual devo passar primeiro?

Existe uma forma adequada de usar tanto o protetor quanto o hidratante. Na verdade, a sequência correta que vai garantir um melhor resultado na soma dos benefícios desses produtos. Primeiramente, você deve aplicar no rosto o hidratante.

Logo após a limpeza do rosto, o indicado é aplicar o hidratante. Isso porque o creme é um dos passos do tratamento da skin care e deve entrar em contato com a pele ainda limpa e sem resquícios de outros produtos. Então, nada de passar protetor solar antes do creme de hidratação!

Em seguida, após 20 a 20 minutos de passar o hidratante, aplique o protetor solar que deve ser aplicado. De acordo com especialistas, o recomendado é que o produto tenha FPS (que bloqueia os raios UVB) pelo menos 30.

Hidratação caseira

Alguns ingredientes caseiros também são ótimos para serem usados na pele. Podemos citar a hidratação com maizena que limpa, controla a oleosidade e deixa a pele lisinha. Já a hidratação com babosa vai te ajudar a tirar manchas, limpar profundamente e prevenir rugas.

Pode usar também café, já que esse ingrediente estimula a queima de gordura na célula, ativa a microcirculação e funciona como firmadora e hidratante da pele. Ela deixa a pele mais firme e ameniza o aspecto de casca de laranja.