A gravidez é um momento mágico para muitas mulheres. O sonho de ter um filho acompanha um momento de transformação, tanto na vida quanto no corpo de quem gera uma vida.
O surgimento de estrias na gravidez é uma das consequências do estiramento da pele causado na gestação
Para contornar essa situação, existem formas de tratamento para amenizar esse incômodo estético. Creme para estrias na gravidez é um dermocosmético mais utilizado e com um custo benefício mais em conta.
Aqueles com propriedade hidratante são os mais recomendados para uso diário no período em que a pele está em constante distensão.
O blog The Creams preparou este conteúdo completo sobre as estrias e como o período da gravidez intensifica essas lesões na pele. Mostraremos também formas de cuidado, tratamento e como evitar as estrias na gravidez. Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas.
Tudo sobre Estrias na Gravidez: O que fazer para evitar estrias na gravidez? Dicas e cuidados
Estrias são lesões da pele que surgem devido ao estiramento da pele decorrentes de inúmeras situações. Elas surgem em formas de linhas que mudam de cor de acordo com o tempo.
Quando surgem na gestação, elas são chamadas de estrias gravídicas ou gestacionais. A seguir, confira como esse incômodo é formado.
Como as estrias surgem?
A nossa pele possui elasticidade que dá a ela a capacidade de esticar e encolher de acordo com o crescimento de cada indivíduo. Mas saiba que isso é limitado.
Quando há um estiramento da pele em um curto período, as fibras elásticas dela sofrem lesões que provocam cicatrizes, também chamadas de estrias.
Tipos de estrias
- Estrias vermelhas: marcas recentes e mais fáceis de tratar. Isso porque ainda não passaram pelo processo de cicatrização e fibrose. Aparece quando a pele estica demais. Mais comuns na gravidez, ganho de peso ou ganho de massa muscular;
- Estrias roxas: Elas estão na fase intermediária, mas ainda são consideradas fáceis de solucionar por meio de esfoliação e um bom creme para estrias. Elas podem apresentar coceira e são causadas por um processo inflamatório no local;
- Estrias brancas: são as cicatrizes em estágio mais avançado do rompimento das camadas da pele. Há a cicatrização total do tecido e, por isso, elas não recebem a devida irrigação sanguínea.
Causas
- Uso prolongado de corticosteróides;
- Crescimento rápido durante a fase da puberdade;
- Aumento de músculos por exercícios físicos;
- Colocação de expansores (como as próteses mamárias, por exemplo);
- Gravidez também é um fator que provoca a expansão da pele de forma rápida favorável para o surgimento das estrias;
- Obesidade e perda de peso em curto período de tempo também influenciam no surgimento dessa atrofia tegumentar.
Quando surgem as estrias na gravidez?
Mulheres grávidas, entre 50% e 90% delas, possuem estrias que surgem a partir do quarto mês de gestação. As que não possuem, sendo a minoria, acabam não desenvolvendo devido à genética que dá mais flexibilidade e resistência à pele.
Contudo, no terceiro trimestre, quando a mãe alcança seu peso máximo na gravidez, as estrias alcançam o seu auge. Elas costumam aparecer mais na região abdominal, periumbilical, regiões em que há maior estiramento de pele. Além disso, aparecem também em mamas, flancos, coxas e bumbum.
Como evitar as estrias na gravidez?
A velha máxima de que a prevenção é o melhor tratamento cabe muito bem quando o assunto é estria. Por isso, confira dicas de como evitar que as cicatrizes apareçam na pele seguindo as recomendações a seguir.
1. Alimentação adequada
O consumo de alimentos antioxidantes é ótimo para prevenir o surgimento e até mesmo amenizar o efeito das estrias na pele. Você pode introduzir na sua dieta esses alimentos:
açafrão ou cúrcuma, aveia, azeite de oliva, chá de cavalinha, frutas cítricas, frutas vermelhas, linhaça, mamão e abacaxi.
2. Praticar exercícios físicos
Os exercícios físicos ajudam a pele a ficar mais firme, minimizando o rompimento das fibras, evitando assim o aparecimento das indesejáveis marcas. Atividades como caminhada, abdominal, agachamento são ótimas para a pele de regiões propícias para o surgimento de estrias.
3. Evitar banhos quentes
Você sabia que tomar banhos muito quentes deixa a pele mais vulnerável para as distensões? Durante a gestação, os banhos quentes não são indicados porque além do surgimento das estrias, a temperatura alta pode causar quedas na pressão arterial, prejudicando o fluxo sanguíneo para o bebê.
4. Hidratação
Fazer massagem com cremes hidratantes, principalmente, em regiões que pode ocorrer o surgimento das distensões, é primordial para quem quer evitar que apareçam essas cicatrizes. Óleos também são excelentes opções para essa função.
O último trimestre é a fase que mais necessita dos reforços na hidratação, tendo em vista que é o período em que o bebê ganha mais peso, fazendo com que haja a expansão do abdome, que favorece o surgimento de estrias.
Creme para estrias na gravidez
Barriguinha Cream
O creme Barriguinha Cream, da linha The Creams, é o produto mais indicado no pós-gravidez tendo em vista que ele estimula a produção de colágeno, previne e trata estrias e evita a flacidez do efeito sanfona.
O efeito deste dermocosmético é imediato, já apresentando resultados minutos após a aplicação. O melhor de tudo é que esse produto dá ótimos resultados, mas você não vai precisar gastar muito.
Ele é formulado com os seguintes ingredientes:
- Sphacelaria Scoparia: é um extrato de alga que possui propriedades anti-celulite;
- Menthol: tem efeito refrescante,e ajuda no aumento da circulação sanguínea local, ativando o metabolismo local. Contribui para o tratamento de estrias e celulites no local aplicado;
- Mangifera Indica (Mango) Seed Butter: promove a hidratação profunda, tem poder cicatrizante e tonificante. Com isso, as estrias são amenizadas e também ajuda na prevenção do surgimento de novas;
- Cymbopogon flexuosus Oil: é um óleo essencial de capim limão, sendo um antioxidante. Esse ingrediente garante uma pele firme por mais tempo e auxilia no processo anti-inflamatório, ajudando a reduzir as celulites. Outro ponto positivo deste ativo é sua ação que alivia os sintomas de ansiedade e estresse.
O Barriguinha Cream nunca foi testado em grávidas e, por essa razão, indicamos sempre que você verifique com o seu médico antes de usar este produto durante a gestação.
Leave a Comment