Envelhecer é um processo natural do ser humano. Contudo, se não cuidamos da nossa pele de forma adequada, há o que se chama de envelhecimento precoce da pele. É um assunto bastante recorrente, mas que ainda existem muitas dúvidas a respeito.
O envelhecimento da pele acontece de forma contínua e natural, provocado pela idade e no caso da forma precoce, há o aumento da quantidade de radicais livres produzidos e circulantes no organismo, trazendo prejuízos à saúde dos tecidos.
Com isso, há uma aceleração da formação da flacidez, rugas e manchas sendo acentuadas por nossos hábitos e fatores externos.
Mas, você sabe como reverter o envelhecimento precoce da pele? Bom, então te indicamos a ler nosso artigo completo do blog The Creams sobre o tema, e explicaremos como isso ocorre, quais são as causas e as melhores formas de melhorar a aparência e saúde da pele. Confira!
Tudo sobre envelhecimento da pele: Quais os tipos? O que causa? Quais os tratamentos?
Como já dissemos, o envelhecimento é um processo natural, mas quando acontece precocemente é um sinal de alerta para que fiquemos atentos à saúde de nossa pele.
Podemos notar que nossa pele está envelhecendo antes do momento quando surgem rugas, flacidez e manchas em uma idade em que, normalmente, outras pessoas da mesma faixa etária não possuem as mesmas características na mesma intensidade.
O que causa?
O envelhecimento precoce é causado por diversos fatores em que há aumento da quantidade de radicais livres e que estão diretamente ligados a esse processo. Existem alguns fatores que fazem com que a pele passe por um envelhecimento mais cedo do que deveria. São eles:
Exposição solar em excesso sem proteção
- Poluição;
- Tabagismo;
- Sedentarismo;
- Estresse;
- Má alimentação.
Sintomas que indicam o envelhecimento precoce da pele
Existem alguns sinais e sintomas, indicados a seguir, que indicam que está acontecendo o envelhecimento antes do esperado. Os principais são:
1. Rugas e linhas de expressão na testa
As rugas de expressão como os famosos ‘’pés de galinha’’ surgem na região frontal e ficam entre as sobrancelhas formando linhas que aparecem quando o rosto se contrai.
Outra linha de expressão surge ao redor dos lábios (conhecido como bigode chinês). Elas aparecem devido à perda de colágeno e elastina, fazendo com que a pele deixe de ter a firmeza habitual e surjam falhas.
2. Manchas escuras
Neste caso, as manchas surgem devido à exposição excessiva ao sol sem a devida fotoproteção já que os raios UV são agressivos à pele. As manchas também podem surgir em decorrência de alterações hormonais em mulheres grávidas ou idosos, que estimulam a pigmentação.
3. Presença de olheiras
A região dos olhos sofre bastante com o efeito do envelhecimento, principalmente, naquelas pessoas que têm a pele mais fina. Isso permite que a melanina e os vasos que estão localizados nessa região transpareçam.
4. Flacidez
A pele mais fina é sinal de que o envelhecimento precoce está ocorrendo. A falta de firmeza ocorre devido à falta de hidratação e perda de gordura, tornando-a sem brilho e vitalidade.
5. Ressecamento
A diminuição do nível de ácido hialurônico é uma das principais responsáveis pelo ressecamento da pele. Com isso, ocorre o aceleramento do envelhecimento da pele. Esse é outro ponto que ocorre como resultado da falta de hidratação.
Como combater o envelhecimento precoce?
Existem formas de tratar e combater a ação dos radicais livres presentes na pele, impedindo o envelhecimento precoce. O blog The Creams preparou para você algumas dicas para evitar o envelhecimento precoce da pele com alguns protocolos básicos. Veja!
1. Fazer a limpeza de pele
Deixar a pele limpa e higienizada é essencial para deixá-la com a aparência mais saudável.
Esse processo é responsável por retirar as impurezas que ficam sobre o rosto e a sua limpeza correta diminui a oleosidade e deixa a região mais equilibrada. Produtos que contenham vitamina C são mais indicados já que esses ativos possuem ação antioxidante e antienvelhecimento.
2. Usar o protetor solar diariamente para evitar o envelhecimento
Um dos pontos principais nestas dicas é a prevenção. O protetor solar de preferência com FPS 30 ou mais, é o ideal para manter o rosto saudável todos os dias e protegido dos efeitos nocivos dos raios UV.
O recomendado é que se escolha um filtro ideal para cada tipo de pele, seja oleosa ou ressecada, para evitar outros efeitos colaterais indesejados, como a formação de acne e a pele demasiadamente oleosa.
Para isso, você deve conhecer o seu tipo de pele, podendo consultar um dermatologista para fazer o diagnóstico.
3. Consumir alimentos antioxidantes
Um hábito que com certeza vai te ajudar a manter uma pele bonita e saudável é inserir em sua dieta diária alimentos que possuem ação antioxidante. Desta forma, o tratamento ocorrerá de dentro para fora.
Os antioxidantes são ativos orgânicos como como vitamina C, vitamina E, vitamina A, selênio, zinco, isoflavonas e resveratrol, que são encontrados em frutas e legumes como, por exemplo, como cenoura, beterraba, uva, tomate, damasco, mamão e berinjela.
4. Manter hábitos saudáveis
Como já adiantamos, as principais causas do envelhecimento precoce estão relacionadas a maus hábitos como sedentarismo, fumar e consumir bebidas alcóolicas em excesso. Por isso, recomenda-se que que deva:
- Praticar atividades físicas de 3 a 5 vezes por semana;
- Beber pelo menos 2 litros de água por dia;
- Evitar fumar;
- Dormir bem com pelo menos 6h de sono;
- Fazer skincare pelo menos duas vezes ao dia (manhã e noite) diariamente;
- Evitar estresse excessivo.
5. Submeter-se a tratamentos de pele
Fazer tratamentos de pele, todos sob orientação do dermatologista, é uma ótima forma de eliminar os sinais de envelhecimento e conceder à pele um aspecto mais bonito e jovial.
Os principais tratamentos são: Radiofrequência, Carboxiterapia, Peeling químico, Luz pulsada, Microagulhamento e tratamentos com ácidos.
Essas técnicas de tratamento são capazes de diminuir as linhas de expressão provocadas pelo envelhecimento e eliminar as manchas. Há também outras formas de amenizar os efeitos desses problemas por meio de tratamento de preenchimento facial com ácido hialurônico e botox.
Leave a Comment