O chulé é um dos temores de muitas pessoas, principalmente, no momento em que temos que retirar os calçados. Mas, a verdade é que a bromidrose plantar, nome científico dessa condição, simplesmente acontece devido a processos químicos que acontecem na região.
O famoso mau odor é resultado da combinação do suor com a queratina na pele e também com as bactérias que vivem na região. Mas, a pergunta mais frequente nesse tipo de situação é: como tirar o chulé do pé?
Bem, este artigo completo vem esclarecer tudo sobre o assunto e mostrar como evitar o desconforto, e indicar formas de como tirar o chulé do tênis, dos pés e também de outros calçados que possam estar infestados com o cheiro ruim dessa condição. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!
Tudo sobre Chulé: O que é? O que causa? Como evitar e tratar?
Como já adiantamos, o chulé é o nome popular da bromidrose plantar, e é o resultado de uma combinação de suor e mais bactérias presentes nos pés. Vamos explicar a seguir com mais detalhes.
O que causa?
As bactérias presentes nos pés consomem as células mortas e o suor existentes no pé. Com isso, o processo resulta na liberação de compostos químicos que causam o cheiro forte e ruim.
Dessa forma, nem sempre o mau odor está associado à falta de higiene. Muitas vezes, o indivíduo que possui mais tendência a produzir suor nos pés, está mais suscetível a desenvolver o chulé.
Os pés transpiram devido a fatores como: estresse, exercícios físicos e temperatura. No verão, isso acontece com mais frequência e, como o suor tende a evaporar, nos pés ele fica preso entre os dedos, na meia e no calçado.
Então, quando isso acontece, as bactérias acabam se alimentando do suor e liberam um odor desagradável, sendo este chamado popularmente de chulé.
O cheiro ruim pode permanecer caso o sapato e as meias sejam guardadas em ambientes fechados, lugares em que as bactérias possam prosperar. Dessa forma, quem costuma sofrer com essa condição, deve seguir algumas dicas de como amenizar o problema.
Quais os fatores que podem facilitar o surgimento do chulé?
- Ficar muito tempo com os pés cobertos por meias e calçados;
- Má higiene dos pés;
- Usar repetidamente meias e/ou sapatos por vários dias seguidos;
- Certos alimentos como alho, cebola, álcool e pimenta;
- Alguns medicamentos, como a penicilina, também podem contribuir para o chulé;
- Alguns tipos de doença de pele ou unha.
Como evitar?
Existem muitas ações que podem ser tomadas no dia a dia que ajudam a amenizar a transpiração e, consequentemente, a diminuir a ocorrência de chulé. Então, adquira os seguintes hábitos que são:
1. Secar bem os pés
Tendo em vista que o suor preso entre os dedos é um dos fatores para o surgimento do mau odor, secá-los bem antes de usar qualquer calçado é uma atitude que ameniza a proliferação de bactérias.
2. Usar meias limpas
Sempre troque de meias quando for usar um sapato fechado. Além disso, opte por usar meias feitas de tecidos naturais, como fibras de algodão ou de bambu, já que elas não deixam acumular umidade nos pés.
3. Trocar de sapato
Não use o mesmo par de sapato por dias seguidos. Isso porque, eles precisam de tempo para secar, já que os sapatos úmidos são mais propensos a proliferação de bactérias.
Faça também banho de ar nos calçados, deixando-os em um local ventilado a fim de não deixá-los um reduto de mau odor e umidade.
4. Atenção nos materiais
Sapatos de plástico aumentam a produção de suor, então eles devem ser evitados. Meias sintéticas não absorvem umidade, deixando os pés com suor e contribuindo para o surgimento do chulé. Calçados fechados abafam os pés, deixam o suor retido e isso ocasiona o mau odor.
Como tratar?
Existem opções caseiras e produtos específicos para a saúde e higiene dos pés. Lembrando que elas devem ser usadas juntamente aos hábitos já mencionados que previnem o mau odor. Os produtos mais utilizados para eliminar o chulé são:
- Talco:
Existem opções de talco no mercado que servem para absorver a umidade da pele, além de proporcionar um cheiro agradável. Muitos ainda têm ação hidratante, garantindo maciez e sedosidade e inibem a proliferação de bactérias.
- Desodorante:
Geralmente, em forma de aerosol, este produto tem ação antisséptica, antibacteriana e fungicida. O lado positivo dele, é sua ação rápida, já que secam em pouco tempo e é bem mais prático se comparado às demais opções existentes.
A aplicação deve ser feita pelo menos a 15 cm de distância dos pés e em local arejado.
- Creme:
A versão em creme fornece, além de desodorização, hidratação aos pés ressecados. Essa opção é ideal para quem precisa de um tratamento 2 em 1.
Entretanto, é importante esperar alguns minutos até que a pele absorva o produto para enfim calçar os sapatos, ou seja, não é muito prático.
Pezinho Cream: o seu mais novo creme de tratamento para os pés
Já que estamos falando de hidratação dos pés, você precisa conhecer o mais novo lançamento da linha The Creams: o Pezinho Cream. Este produto chegou para cuidar de uma parte do corpo muito esquecida nos cuidados com o corpo.
Especialmente formulado para tratar pés ressecados e rachados, o creme possui ativos que contribuem para a saúde e restauração dos pés lesionados e garante um resultado satisfatório e rápido.
Com ativos naturais e 100% veganos, o Pezinho tem os principais ingredientes em sua formulação, que garantem os seguintes benefícios:
- Manteiga de karité: Possui ação hidratante, antioxidante e anti-inflamatória;
- Ureia: tem grande capacidade de retenção hídrica, ocasionando uma intensa hidratação prolongada;
- Óleo de semente de uva: tem propriedades hidratantes, regeneradoras e de manutenção da pele e tem grande poder antioxidante;
- Mentol: tem efeito criogênico, o que aumenta a circulação sanguínea da região garantindo efeito analgésico e sensação de frescor;
- Hebeatol: tem propriedade antimicrobiana, ajuda a controlar odores desagradáveis. Garante ainda a proteção da pele, criando uma barreira contra possíveis agentes que causam ressecamento.
Adquira agora seu Pezinho Cream e garanta um produto de excelência, com preço justo, e com as melhores condições especialmente para você! Não deixe também de conhecer os demais produtos da linha The Creams.
Leave a Comment