A meditação é uma técnica milenar com origem oriental caracterizada como uma prática cujo objetivo é trazer um estado de relaxamento, tranquilidade, calma e foco à pessoa que está meditando.
Para isso, o indivíduo utiliza métodos que abrangem postura, foco, respiração, entre outras coisas, sendo muito praticada devido sua facilidade de compreensão.
A meditação para dormir é uma das mais realizadas, logo que a prática leva ao relaxamento corporal e pode reduzir a insônia, além de melhorar a qualidade de sono.
O método também funciona antes de estudar ou quando a pessoa tem uma crise de ansiedade. O que muita gente não sabe é que a técnica também traz benefícios para a aparência, o que vamos explicar mais para frente.
Para quem tem dificuldade de se concentrar e meditar sozinho, existe a meditação guiada. As práticas meditativas, neste caso, são orientadas por um professor ou praticante treinado.
No exercício, há práticas verbais, ou até mesmo por meio de imagens e músicas para que os iniciantes possam meditar seguindo os direcionamentos do professor.
Então, o blog The Creams traz neste texto todas as informações necessárias para você ficar por dentro da técnica de meditação, conhecer os benefícios e também para te convencer a adotar esse método para o seu dia a dia hoje mesmo! Confira a leitura na íntegra.
Tudo sobre Meditação: O que é? Quais os benefícios? Como meditar?
A meditação é um exercício de concentração que tem por objetivo equilibrar emoções e aprender a lidar com estresse físico e psicológico por técnicas de relaxamento corporal. O método é simples e pode ser inserido no dia a dia sem afetar ou prejudicar a rotina.
Ao que parece, vem da China e da Índia as primeiras práticas de meditação. A técnica é datada cerca 1.500 a.C. na filosofia do hinduísmo, e em torno de 500-600 a.C. com os taoístas na China. Mas foi em 500 a.C. que o budismo inicia seu legado através dos ensinamentos deixados por Sidharta Gautama, o Buda.
O que acontece com seu corpo quando você medita?
Quando meditamos, o nosso corpo passa por modificações como:
- Redução da frequência cardíaca;
- Diminuição da frequência respiratória;
- Relaxamento dos músculos;
- Redução do metabolismo corpóreo;
- Alteração das ondas cerebrais;
- Mudança no funcionamento de algumas regiões do cérebro;
- E entre outros.
Como meditar?
Se você quer ter um bem-estar e qualidade de vida maiores, então comece hoje mesmo a fazer meditação. Vamos ensinar o passo a passo simples para iniciantes a fim de você ter bons resultados logo na primeira tentativa.
1. Reserve alguns minutinhos do seu dia
Não precisa ser muito! Para os iniciantes, apenas 5 minutos já são suficientes para sentir os benefícios da prática milenar. Opte por períodos em que você esteja confortável, já que no exercício você vai ter que se desligar completamente do mundo exterior.
2. Fique numa posição confortável
Um dos pontos mais importantes na meditação é escolher sua posição confortável. Pode ser sentado, deitado ou em pé, a indicação é que você consiga sentir-se bem.
O mais comum é a posição sentado com as pernas cruzadas. Relaxe os ombros, mantenha a postura ereta, e o pescoço alinhado.
3. Escolha um lugar calmo e silencioso
Outra dica importante para você conseguir meditar com excelência. O local deve ser o mais tranquilo possível a fim de que você consiga se concentrar e não ter o foco desviado.
4. Aprenda a controlar a respiração
Inspire profundamente pelo nariz, segure a respiração por cinco segundos e depois solte pela boca. Esse é um dos exercícios principais da meditação e é muito eficaz em momentos de grande ansiedade e estresse.
O que a meditação pode curar?
A meditação não faz bem só para a mente, como também faz bem para o corpo.A seguir, vamos listar os benefícios que o exercício da meditação pode fazer para o nosso organismo. Confira os benefícios da meditação:
- Alivia a ansiedade:
A ansiedade é um sentimento comum do ser humano, mas quando se sente além de uma simples preocupação com o futuro para sintomas como palpitação, sudorese, palpitações, falta de apetite ou fome exacerbada, isso já se torna algo prejudicial.
Ao meditar, você se torna mais ciente do que causa frustração, desequilíbrio e desconforto, e aprende a direcionar essas emoções e também a lidar com as coisas que não acontecem da forma como esperamos.
Com isso, algum empecilho não se torna um gatilho para o aparecimento dos sintomas citados anteriormente.
- Tratamento da depressão:
As práticas meditativas ajudam no tratamento dos sintomas de depressão. O exercício regular consegue mudar a atividade cerebral e a atividade dos neurônios, interrompendo padrões de pensamentos pessimistas, característicos da depressão.
Entretanto, neste caso, é importante buscar ajuda profissional antes de iniciar a prática já que, dependendo da situação, ela não pode ser a única forma de tratamento.
- Aumenta a imunidade:
Como a meditação melhora a forma como a pessoa lida com o estresse e ansiedade, as defesas do organismo aumentam e, consequentemente, isso previne contra doenças como gripe, resfriado e outras infecções, que podem ser desencadeadas decorrentes de problemas emocionais, que afetam o sistema imunológico.
- Faz bem para o coração:
Estudos apontam que a meditação promove melhoras para a pressão arterial e frequência cardíaca. Além disso, um teste com 200 pessoas, publicado pela Associação Americana do Coração, mostrou que os entrevistados que aderiram à técnica de meditação tiveram 47% menos ataques cardíacos, derrames cerebrais e mortes, quando comparados aos que não fizeram a prática.
- Ajuda a controlar o peso:
A meditação voltada para a alimentação traz uma melhora significativa na relação do indivíduo com a comida, e permite uma reeducação por meio da ressignificação das emoções. Dessa forma, a compulsão alimentar motivada pela ansiedade é tratada e controlada progressivamente.
- Resistência da pele:
Estudos científicos sobre os benefícios da meditação para a pele apontam o aumento da resistência em decorrência do relaxamento corporal.
Se vivemos sempre em estado de tensão, a atividade das glândulas sudoríparas e sebáceas da pele aumenta de forma considerável, umedecendo sua superfície e resultando na menor resistência à passagem de corrente elétrica.
Leave a Comment