Você sabe o que são alimentos antioxidantes? Primeiramente, devemos ter em mente a função que os antioxidantes têm em nosso organismo que é a capacidade de proteger as células contra os efeitos dos radicais livres produzidos pelo organismo. E ainda, favorece o aumento da imunidade e a prevenção de doenças.
Há uma variedade de alimentos que são ricos em antioxidantes, principalmente, as frutas, os vegetais e os frutos secos, pois contém grandes quantidades de vitamina A, C ou E.
Além disso, existem também outras substâncias antioxidantes como betacarotenos, minerais e aminoácidos, como a cisteína e a glutationa.
Leia nosso artigo completo sobre os alimentos ricos em antioxidante e fique por dentro dos benefícios que eles podem trazer para a saúde. O blog The Creams trouxe este guia para você ficar por dentro do assunto e esclarecer todas as dúvidas.
Tudo sobre Alimentos Antioxidantes: Quais os tipos? Quais os mais ricos? Quais os benefícios e malefícios.
Já citado anteriormente, os tipos de alimentos antioxidantes são frutas, vegetais e frutos secos. Existem alguns compostos com propriedades antioxidantes que são:
1. Vitamina A (Betacaroteno)
O betacaroteno pertence ao grupo dos carotenoides, que é metabolizado pelo organismo e convertido em vitamina A. É uma das mais importantes propriedades por sua composição antioxidante, fortalecendo o sistema imunológico.
E também, a vitamina A é benéfica para o combate à acne e inibe a formação de câncer. Outras vantagens dessa propriedade são: formação de colágeno, renovação celular e evitar úlceras na pele.
Alimentos ricos em vitamina A:
- Cenoura
- Batata doce
- Espinafre
- Manga
- Brócolis
- Acelga
- Beterraba
- Abacate
- Melão
- Damasco seco
- Tomate
2. Vitamina C
Outro importante antioxidante é a vitamina C que é uma famosa aliada contra doenças respiratórias e gripe e um excelente agente de defesa do organismo. Além disso, ela ajuda na cicatrização da pele, aumenta a produção de colágeno e facilita a absorção de ferro a nível intestinal.
Alimentos ricos em vitamina C:
- Brócolis
- Couve
- Pimentão amarelo
- Caju
- Goiaba
- Mamão
- Manga
- Acerola
- Kiwi
- Laranja
- Suco de limão puro
- Morango
- Abacaxi
- Salsa
- Tangerina
3. Vitamina E
A vitamina E também é chamada de tocoferol e é um nutriente lipossolúvel com função antioxidante e anti-inflamatória, impedindo o envelhecimento precoce das células.
Com isso, há uma ação protetiva contra o surgimento de rugas no rosto e também a diminuição do risco de desenvolver doenças como câncer e Alzheimer.
Alimentos ricos em vitamina E:
- Pistache
- Amêndoas
- Arroz integral
- Castanha do Pará
- Óleo de amêndoas
- Amendoim
- Milho
- Óleo de girassol
- Avelã
- Semente de girassol
- Óleo de gérmen de trigo
4. Antocianinas
As antocianinas são pigmentos vegetais responsáveis por uma grande variedade de cores existentes em folhas, frutos, folhas e caules. Podem variar de cor roxa, rosa, vermelha e azul.
Esses nutrientes são potencialmente benéficos para a saúde graças às suas propriedades biológicas e protetoras, majoritariamente no que diz respeito à diminuição do risco de doenças do coração. Também são associadas a melhora da memória e na prevenção de doenças neurodegenerativas.
Alimentos ricos em antocianinas:
- Açaí
- Ameixa
- Amora
- Cereja
- Figo
- Framboesa
- Uva
- Maçã
- Morango
- Acerola
- Repolho roxo
- Batata roxa
- Berinjela
5. Licopeno
Assim como a antocianina, o Licopeno também é um pigmento, mas desta vez, ele é lipossolúvel, sendo consumido junto a gordura por ajudar na absorção.
Esse potente antioxidante é um pigmento carotenoide responsável pela cor vermelha-alaranjada de alguns alimentos. Tem a função de proteger as células dos efeitos dos radicais livres e previne o surgimento de alguns tipos de câncer, principalmente o de próstata, mama e pâncreas.
Alimentos ricos em Licopeno:
- Goiaba vermelha
- Melancia
- Pitanga
- Mamão
- Pimentão vermelho
- Caqui
- Tomate
- Aspargos
- Toranja
- Manga
- Cenoura
- Salsa
6. Flavonoides
São compostos bioativos que pertencem à classe dos polifenóis. Também chamados de biflavonóides, ganham destaque devido à sua ação antioxidante.
Possui ação anticancerígena, atua na regulação de hormônios e age contra o envelhecimento e na prevenção de doenças e infecções virais.
Alimentos ricos em Flavonoides:
- Uva
- Morango
- Maçã
- Romã
- Blueberry
- Framboesa e em outras de coloração avermelhada
- Brócolis
- Espinafre
- Couve
- Cebola
- Nozes
- Loja
- Linhaça
- Chocolate
- Mel
7. Catequinas
As catequinas são um tipo de flavonoide pertencentes ao grupo dos polifenóis. Além de antioxidantes, possuem ação antienvelhecimento e anti-inflamatória. Além disso, garante proteção cardiovascular e tem proteção antimicrobiana.
Alimentos ricos em catequinas:
- Uva
- Morango
- Amora-preta
- Pêssego
- Cacau
- Chá verde
8. Isoflavonas
Composto orgânico natural que é considerado um estrógeno natural que pode ser utilizado em forma de suplemento para aliviar sintomas da menopausa.
Outra vantagem é diminuir os sintomas da TPM e prevenir doenças como osteoporose e doenças cardiovasculares. Além disso, alguns estudos mostram que o isoflavonas pode ser um ótimo aliado na prevenção do diabetes.
Alimentos ricos em isoflavonas:
- Soja
- Missô
- Brotos de alfafa
- Sementes de linhaça
- Farinha de soja
- Tofu
- Edamame
9. Ômega-3
Considerado uma gordura poli-insaturada, o Ômega 3 é um poderoso antioxidante que têm ação anti-inflamatória, melhora a circulação sanguínea e estimula o cérebro e a memória. Além disso, protege o sistema nervoso e reduz as dores articulares.
Alimentos ricos em Ômega 3:
- Atum
- Salmão
- Sardinha
- Sementes de chia e de linhaça
- Óleos vegetais
10. Resveratrol
É um fitonutriente que garante proteção contra a infecção por fungos ou bactérias, atuando como antioxidante. Além disso, ajuda no combate da inflamação, protege o organismo do estresse oxidativo e previne alguns tipos de câncer.
Alimentos ricos em Resveratrol:
- Cacau
- Uva roxa
- Vinho tinto
11. Zinco
O zinco é um mineral muito importante para o bem do nosso organismo já que ele participa de várias reações químicas do corpo e age diretamente na defesa do organismo, favorece o processo de cicatrização de feridas e previne doenças crônicas como a diabetes.
Alimentos ricos em Zinco:
- Aves
- Carnes
- Cereais integrais
- Feijão
- Frutos do mar
- Leite
- Nozes
Malefícios
Assim como qualquer componente, consumir antioxidantes em excesso pode fazer mal à saúde. Altas doses dessa substância podem causar enfraquecimento muscular em pessoas mais velhas.
Outro ponto que pode ser prejudicado pelo excesso desse componente orgânico é o aceleramento do envelhecimento. Nos casos de fumantes, os suplementos antioxidantes podem aumentar os riscos de câncer de pulmão.
Leave a Comment