Ácido Glicólico: O que é? Como usar? Quais os benefícios na pele? | The Creams

O uso de ácidos nos cuidados com a pele está cada vez mais popular e tornou-se imprescindível na rotina de skincare. Dentre os ativos, o ácido glicólico está sendo reconhecido e utilizado em processos como peeling e também em produtos cosméticos.

Mas a pergunta que não quer calar: para que serve o ácido glicólico? Bom, antes de responder a esta pergunta, vamos dizer o que é de fato esse ácido. 

O ácido glicólico é um tipo de ácido derivado da cana de açúcar e também de outros vegetais doces. Ele tem propriedades hidratantes, esfoliantes, clareadores, antiacnéico e rejuvenescedor.

Por isso, esse composto é amplamente utilizado em cremes e loções para uso diário, tendo sua concentração limitada a 10% em produtos dermocosméticos. 

O blog do The Creams trouxe este artigo completo sobre o componente químico e vai responder a todas suas dúvidas sobre o tema. Você conhecerá o antes e depois do ácido glicólico e todos os benefícios dele. Confira a seguir!

O que é Ácido Glicólico? Para que serve? Como usar? Quais os benefícios?  

Como já foi dito anteriormente, o ácido glicólico é um composto orgânico que pode ser derivado da cana de açúcar ou de outros vegetais doces. Ele é usado em tratamentos estéticos e em produtos de cuidados pessoais e beleza.

Para que serve o ácido glicólico?

O ácido glicólico é usado em tratamentos contra envelhecimento precoce, além de produtos que têm propriedades antiacne e clareamento de manchas.

Em procedimentos como o peeling, esse composto retira a camada superior de células mortas e promove a renovação celular das camadas mais profundas da epiderme. 

Já em produtos dermocosméticos, o ácido é utilizado em séruns que têm como função uniformizar a textura e tom da pele e também na redução de rugas e linhas de expressão. 

Outra vantagem deste ácido é que ele facilita a absorção de outras substâncias utilizadas na pele já que ele remove as células mortas que obstruem os poros. Ou seja, é um ótimo produto a ser utilizado antes de utilizar cremes hidratantes

Quais os benefícios?

Já adiantamos algumas vantagens que o ácido glicólico é capaz de proporcionar. Ele pode ser usado no rosto e em outras partes do corpo. Veja a seguir todos os benefícios deste ácido:

  1. Atua como rejuvenescedor da pele: o ácido glicólico promove a renovação celular, após retirar as células mortas da pele, sendo assim, facilita a produção de colágeno, proteína fundamental para a saúde e beleza da pele;
  2. Clareia manchas: as manchas causadas por espinhas, melasma ou até mesmo pela exposição da luz solar podem ser clareadas com uso de ácido glicólico. Com a renovação celular, há a eliminação de células mais pigmentadas, ajudando na uniformização do tom da pele;
  3. Pele mais fina e sedosa: graças à produção de colágeno, que mantém a estrutura dos tecidos, promove maior maciez e minimiza os poros dilatados;
  4. Previne as rugas: o colágeno atua ainda como antienvelhecimento da pele, dando a ela mais resistência e firmeza, sendo uma ótima forma de prevenir as rugas e linhas de expressão;
  5. Contribui para o tratamento das estrias: o ácido glicólico também pode ser utilizado na pele de outras regiões do corpo. Devido ao seu papel na renovação celular, ele também possui propriedades antiestrias, ajudando a clarear as cicatrizes;
  6. Controla a oleosidade da pele: decorrente da rápida penetração desse ácido na pele, os poros são desobstruídos rapidamente e, com isso, há o controle da oleosidade da pele e previne também o surgimento de cravos e espinhas;
  7. Ameniza as cicatrizes da acne: por ser muito utilizado na esfoliação da pele, o ácido glicólico participa da renovação celular o que ocasiona na diminuição da inflamação do local e minimiza a aparência das cicatrizes advindas da acne.

Como usar?

Antes de dar dicas de como usar o ácido glicólico, recomenda-se que procure um médico dermatologista para uma avaliação da pele, já que somente um profissional vai indicar produtos e procedimentos mais adequados para o seu tipo de pele.

O ácido glicólico pode ser inserido em sua rotina de skincare, em dois períodos apropriados: manhã e noite. Em forma de cremes, sabonetes ou séruns, o produto age como um peeling diário que vai uniformizar a textura e o tom da pele, além de reduzir as linhas e marcas de expressão.

Geralmente, esses produtos dermocosméticos utilizam concentrações de 1 a 10% de ácido glicólico.

Quando aplicado pela manhã, o ideal é que o rosto esteja lavado com água e sabão ou gel de limpeza. Logo após, utilize o produto com ácido glicólico, dando preferência para as regiões que merecem um trato especial. Em seguida, passe o protetor solar.

Já à noite, o recomendado é que seja feita a lavagem do rosto, conforme mencionamos e, depois, aplique o ácido glicólico no rosto.

Em peelings químicos, o ácido glicólico pode ser encontrado em até 70% de acordo com o objetivo a ser tratado. Neste caso, ele normalmente permanece na pele por 15 a 20 minutos e depois é retirado totalmente.

Cada sessão desse procedimento dura em torno de 45 minutos a uma hora e o número total de sessões vai depender  da avaliação do antes e depois de cada paciente, além do tipo de problema identificado.

O ácido glicólico pode ser utilizado todos os dias?

Sim! O ácido glicólico é uma substância segura e pode ser usada todos os dias em sua rotina de cuidados com a pele. Ele só não deve ser utilizado sem recomendação médica, pois o uso inadequado do mesmo pode trazer problemas, principalmente em regiões mais sensíveis do rosto.

Antes de aplicar, o local deve estar limpo e sem oleosidade, mesmo que for utilizar em creme ou sabonete. Por isso, é importante lavar a região onde será aplicado e deixar a pele seca para melhorar a absorção do produto.

Outra dica importante é que após aplicar essa substância, a pele não pode sofrer nenhum tipo de esfoliação, depilação ou qualquer que seja o procedimento que vá afetá-la por dois dias. Pois isto pode causar irritação, descamação, vermelhidão e pode gerar o aparecimento de manchas.