A vitamina D é considerada mais que uma vitamina. Ela é como um hormônio hidrossolúvel, se desenvolve no organismo naturalmente, mas, isso só acontece com a exposição ao sol.
Há dois tipos de vitamina D, a 2 e a 3, sendo um nutriente bem conhecido por agir diretamente nas células relacionadas à saúde óssea.
A falta de vitamina D no organismo aumenta a chance do desenvolvimento de doenças graves que afetam os ossos como, por exemplo, o raquitismo, osteoporose.
Além disso, há a predisposição do aparecimento de outras enfermidades como diabetes, obesidade, hipertensão arterial, artrite reumatoide e esclerose múltipla.
Então, o blog The Creams traz este artigo completo sobre o nutriente e a resposta da pergunta: para que serve a vitamina D? Não deixe de ler o texto na íntegra e saiba como obter essa vitamina e os seus benefícios para o corpo.
Tudo sobre Vitamina D: Para que serve? Quais os seus benefícios para a saúde e beleza?
Nos últimos anos, a vitamina D tem sido estudada e demonstrado resultados satisfatórios nos locais do organismo em que marca presença.
Estudos mostram que há a presença de receptores de vitamina D em diversos órgãos e tecidos, evidenciando uma importância maior do que se pensava sobre sua atuação.
Atualmente, existem indícios de vitamina D nos seguintes tecidos e sua atuação direta nos processos:
- Síntese de colágeno;
- Liberação de insulina pelo pâncreas e da prolactina pela hipófise;
- Controle da hipertensão arterial e obesidade;
- Prevenção de doenças autoimunes;
- Prevenção de alguns tumores da pele e alguns tipos de leucemias, carcinoma de próstata e de intestino.
O que pode provocar a falta de vitamina D?
A carência de vitamina D pode ser explicada pela falta de exposição solar de forma adequada, maior pigmentação da pele, idade acima dos 50 anos, o não consumo de alimentos ricos em vitamina D e ainda viver em locais frios, onde a pele raramente é exposta ao sol.
Inicialmente, a falta de vitamina D pode não apresentar nenhum sintoma, mas com o tempo, os seguintes sinais podem surgir:
- Atraso no nascimento dos dentes do bebê e cáries precoce;
- Osteomalácia ou osteoporose em adultos;
- Dor nos músculos;
- Fadiga, fraqueza e mal-estar;
- Dor nos ossos;
- Retardo do crescimento nas crianças;
- Arqueamento das pernas na criança;
- Alargamento das extremidades dos ossos da perna e dos braços;
- Espasmos musculares;
- Fraqueza nos ossos, deixando os mais vulneráveis e com tendência a quebrar, especialmente os ossos da coluna, quadril e pernas.
Que frutas encontramos vitamina D?
Nenhuma. A vitamina D somente é encontrada em alimentos de origem animal, exceto, pelos cogumelos que conseguem sintetizar a vitamina D2, enquanto os de origem animal produzem vitamina D3. Mas, qual a diferença? Somente a sua origem.
Alimentos ricos em vitamina D
1. Salmão
Além da vitamina D, o salmão também é rico em ômega 3. Os ativos atuam em conjunto auxiliando na regulação das células de defesa e também possui propriedades anti-inflamatórias que atuam, especialmente, no sistema cardiovascular.
2. Atum enlatado
A versão em conserva do atum é altamente rica em vitamina D. Porém, é preciso ter cuidado para não exceder a quantidade recomendada de 100 gramas. Isso porque, se consumido em excesso, acarreta o acúmulo de metilmercúrio, um contaminante ambiental altamente tóxico encontrado em alguns peixes.
3. Sardinha em conserva
Outro alimento em conserva e super democrático no quesito fácil acesso. Elas são uma boa fonte de vitamina D assim como outros tipos de peixes gordurosos como a cavala e o arenque.
4. Óleo de fígado de bacalhau
Popular nos países nórdicos devido à falta de luz solar por ser uma região fria, o óleo de fígado de bacalhau é um excelente complemento alimentar. Além disso, também são fontes de vitamina A e dos ácidos graxos ômega 3, nutrientes que as pessoas têm carência.
5. Cogumelos
Única fonte vegetal de vitamina D, os do tipo selvagens, são aqueles mais ricos nesse nutriente. Porém, é preciso ficar atento ao tipo do produto para saber a quantidade aproximada do nutriente contido nele e se não são tóxicos ao organismo. Por isso, compre somente em lojas especializadas.
Benefícios da vitamina D
1. Fortalecimento dos ossos
A vitamina D auxilia na absorção de minerais, desta forma, nutrientes como cálcio, ferro e fósforo são levados para o intestino, contribuindo para o crescimento e a reparação da saúde dos ossos.
2. Melhora o sistema imunológico
Devido à metabolização de vitaminas, o nutriente ajuda no melhor funcionamento do sistema imunológico e previne o surgimento de doenças autoimunes, já que melhora o sistema de defesa do organismo.
3. Controla a pressão arterial
Graças aos benefícios do nutriente nos processos metabólicos, a vitamina D também faz com que a pressão arterial seja controlada, o que é importante tanto para evitar o aparecimento de pressão alta quanto para diminuir os riscos de pacientes diagnosticados com o problema.
4. Combate os processos inflamatórios
A vitamina D também ameniza os processos inflamatórios no organismo, tendo em vista que o nutriente está relacionado à síntese de antibióticos naturais celulares. Ou seja, a vitamina contribui com a melhora dos sintomas de inflamação intestinal e asma brônquica, por exemplo.
5. Previne as diabetes e doenças metabólicas
Outro benefício importante da vitamina D é a capacidade de metabolizar carboidratos, o que contribui para o bom funcionamento do pâncreas, órgão que produz a insulina. Isso, por sua vez, protege de doenças como a diabetes e potencializa a importância de ter uma boa alimentação para prevenir a doença.
6. Fortalecimento capilar
A vitamina D também estimula cabelos e unhas a crescerem mais fortes e saudáveis. Sendo assim, a reposição da vitamina D garante a diminuição da queda de cabelos, como também trata as unhas fracas e quebradiças.
7. Renovação celular da pele
A aparência da pele também é beneficiada pelo consumo de vitamina D regularmente. Entre os benefícios para a pele, podemos citar a redução de espinhas, rugas e linhas de expressão atenuadas, e também o rejuvenescimento da pele.
Isso ocorre graças às ações antimicrobiana, antioxidantes, e também o fortalecimento do sistema imunológico decorrentes da vitamina D.
Leave a Comment